Pesquisas
O Instituto IVES desenvolve pesquisas quantitativas e qualitativas.
Pequisas Quantitativas: ideais para medir tanto opiniões, atitudes e preferências como comportamentos. Se você quer saber quantas pessoas usam um produto ou serviço ou têm interesse em um novo conceito de produto, a pesquisa Quantitativa é ideal para buscar as respostas. Ela também pode ser usada para medir um mercado, estimar o potencial ou volume de um negócio e para medir o tamanho e a importância de segmentos de mercados.
Pesquisas Qualitativas: estão ligadas diretamente ao mercado. Elas estão relacionadas as ações de marketing tomadas por uma determinada entidade sobre um produto ou serviço, ou seja, uma entidade depende, de pesquisas qualitativas e quantitativas, para determinar ações de venda efetivas sobre um determinado produto ou serviço que forma o objeto central do estudo. A pesquisa qualitativa é muito útil como uma ferramenta para determinar o que é importante para os clientes e porque é importante. Esse tipo de pesquisa fornece um processo a partir do qual questões-chave são identificadas e perguntas são formuladas, descobrindo o que importa para os clientes e porquê. Esse tipo de pesquisa também é usado para identificar a extensão total de respostas ou opiniões que existem em um mercado ou população. A pesquisa qualitativa ajuda a identificar questões e entender porque elas são importantes. Com esse objetivo em mente, também é importante trabalhar com uma amostra heterogênea de pessoas enquanto se conduz uma pesquisa qualitativa. Esse tipo de pesquisa revela áreas de consenso, tanto positivo quanto negativo, nos padrões de respostas. Ela também determina quais ideias geram uma forte reação emocional. Além disso, é especialmente útil em situações que envolvem o desenvolvimento e aperfeiçoamento de novas ideias.
As pesquisas ainda podem ser classificadas da seguinte forma:
- Exploratórias
- Descritivas
- Explicativas
Os procedimentos técnicos adotados em uma pesquisa podem ser classificados como:
- Pesquisa bibliográfica
- Pesquisa documental
- Pesquisa experimental
- Pesquisa ex-pos facto
- Estudo de corte
- Levantamento
- Estudo de campo
- Estudo de caso
- Pesquisa ação
- Pesquisa participante
Os principais serviços de pesquisas oferecidos pelo IVES são:
- Socioeconômica ou demográfica
- Opinião Pública
- Opinião Eleitoral
- De Mercado
- De Comportamento de Consumo
- De Audiência
- De Clima Organizacional
Qualquer pesquisa, independente do referencial teórico ou da metodologia necessita de requisitos fundamentais que são:
- A formulação de um problema de pesquisa (conjunto de perguntas que se pretende responder, e cujas respostas mostrem-se novas e relevantes teórica ou socialmente).
- A determinação das informações necessárias para encaminhar as respostas às perguntas feitas.
- A seleção das melhores fontes dessas informações (necessidade de se ter condições de acesso a essas informações: distância, tempo, dinheiro, etc.
- A definição de um conjunto de ações que produzam essas informações.
- A seleção de um sistema de tratamento dessa informações.
- O uso de um sistema teórico para interpretação delas.
- A produção de respostas às perguntas formuladas pelo problema.
- A indicação do grau de confiabilidade das respostas obtidas (ou seja, por que aquelas respostas, nas condições da pesquisa, são as melhores respostas possíveis?).
- Finalmente, a indicação da generalidade dos resultados, isto é, a extensão dos resultados obtidos.
Elaboração de Projetos e Captação de Recursos
Elaboração de Projetos e captação de recursos para os mesmos nas áreas:
- Cultural
- Esportiva
- De Produção Artística