Pesquisa aponta que economia se faz com pesquisa

Mais uma rodada de pesquisa de preços da cesta básica dos navegantinos é realizada pelo instituto IVES e aponta que se o consumidor pesquisar os preços vai economizar mais de 10% no rancho do mês.

Navegantes – A pesquisa de preços da cesta básica realizada pelo Instituto IVES entre os dias 09 e 12 de junho em cinco supermercados de Navegantes indica que, comparada a pesquisa realizada em abril, a cesta básica aumentou em média 3,21%. O Instituo IVES pesquisa 33 produtos que são dividido em três grupos: Alimentação, Higiene Pessoal e Limpeza. Os supermercados pesquisados foram: Top Gravatá, Mano Rudi São Domingos, Koch, Vila Verde e Bistek no centro. A metodologia adotada pelo IVES considera sempre o preço mais baixo de cada produto pesquisado, independente da marca. Os valores apresentados na pesquisa consideram o consumo mensal para quatro pessoas adultas.

Dos cinco estabelecimentos pesquisados, dois deles apresentaram redução do valor da cesta básica de junho em comparação com abril. Os demais apontaram crescimento (Ver tabela Evolução dos Preços da Cesta Básica).

A Cesta Básica de Menor Valor

A cesta básica de menor valor é obtida através da comparação dos preços de cada produto nos cinco supermercados visitados. Na soma dos produtos mais baratos encontramos o menor valor da cesta básica considerando os cinco supermercado. Neste mês de junho a cesta básica de menor valor ficou em R$ 531,87, 7,46% a mais do que em abril. Se o consumidor comparar esta cesta de menor valor com a cesta básica mais barata comprada em um único supermercado que foi de R$ 585,69, a economia passa de 10%. Cada vez mais, a dica é pesquisar e comprar onde está mais em conta.

Na tabela da Cesta Básica de Menor Preço você pode identificar onde cada produto estava mais barato. Como a tendência é de que os preços não sofram muita alteração, o consumidor pode ir as compras e economizar, bastando apenas visitar os cinco estabelecimentos.

Onde se gasta mais?

A tabela que segue (Tabela por grupos de produtos e estabelecimentos) o consumidor pode visualizar exatamente onde se gasta mais em um mês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *